domingo, 21 de março de 2010

Textos Informativos sobre as leituras: Inteligência Coletiva de Pirre Levi e Navegar no Ciberespaço: O Perfil do Leitor,Inersivo, Lúcia Santaella.

No Primeiro texto, o autor, iniciou com uma reflexão sobre os "monges", por viverem normalmente em locais retirados, ou seja, mosteiros; examinando as relações de diferençs deles com o mundo virtual, onde as pessoas trocam todos os tipo de mensagems, estando sempre conctados, transmitindo informações. A internet é um grande veículo de comunicação de cibernéticos com naturesas diferentes.
Segundo Pirre, o mundo tende a progredir, evoluir e desenvolver, mesmo que muitas pessoas ajustem em situações de conformidades e comodismo "Ele" acredita que mesmo assim na contemporaniedade todas as extensões e caminhos, acessos ou de ligações devem ser compartilhadas. A esta participação denomina-se Inteligência Coletiva.
Nela, deve existir uma interlocução, por todas as partes, pois através de uma interação ocorrerá uma troca de experiências e conhecimentos e como foi mencionado no texto, "Ninguem sabe tudo, todos sabem alguma coisa, todo saber está na humanidade".
O que é mais conveniente e adequado, na inteligência coletiva é a valorização de todas as atividades e setores disponibilizados em toda localidade.
Na segunda Leitura O Perfil do Leitor Inersivo,compreendi que "Lucia Santaella"mencionou, houve um tempo que o modo de ler e interpretar dos leitores eram apenas através de livros,no cotidiano aumentou cada vez mais as necessidades de informações e por conseguência surgiu a informática. Com os avanços tecnológicos e aquisição de meios informatizados, exigiram dos leitores mudanças nos padrõea, hábitos e deveriam tornarem cibernético.
Lúcia Santaella, classificou três tipos de leitores:
O Contemplativo, aquele que observa atentamente, admira pensamentos e métodos, necessita de silêncio e espaço, onde ele poss relizar suas leituras comparadas com outras fontes.
O Inovante, A tendência é atualizar o resultado esperado, descubrindo através da tela do computador, do clique do mouse, uma linguagem hipermediática.
O Inerciso, interage com outros tipos de leitores, permite maiores possibilidades de adquirir conhecimentos múltiplos
Acadêmica, Ana Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário